sábado, 12 de junho de 2010

Moodle

MOODLE JÁ DISPONÍVEL


Na secção "AVALIAÇÃO" está disponível um questionário que gostaria que respondessem logo que possível.
Conto com a vossa colaboração.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

e-mail para envio de respostas aos desafios

martamoodle@netcabo.pt

ou

martalmmiranda@netcabo.pt (só utilizar no caso de o 1º não funcionar)

Desafio: "Processos físicos de separação"

PROCESSOS FÍSICOS DE SEPARAÇÃO

Neste desafio pretende-se que indiques os procedimentos experimentais a seguir para separar os componentes das seguintes misturas:

MISTURA 1:
· Naftaleno
· Areia
· Limalha de ferro

MISTURA 2:
· Água
· Azeite
· Areia


Como resposta ao desafio deverás apresentar um relatório da hipotética actividade experimental de acordo com as regras de elaboração de relatórios seguintes.

REGRAS PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ACTIVIDADES DE LABORATÓRIO

1. Identificação: Nome, número, turma, data de realização do trabalho(aula em que a actividade foi realizada) e data de entrega (do relatório)
2. Título: Identificar o trabalho que foi realizado
3. Objectivos: Identificar os objectivos que se pretenderam atingir com arealização do trabalho experimental
4. Introdução teórica (*): Elaborar um pequeno texto sobre o conteúdo/conceitos, leis Físicas e/ou Químicas que se estão a estudar na actividadeexperimental
5. Material e reagentes: Listar o material e reagentes necessários para arealização da actividade experimental
6. Procedimento experimental: Descrever as tarefas realizadas duranteo trabalho experimental, utilizando frases curtas que descrevam asvárias etapas efectuadas. Pode ser incluída uma ilustração da montagemexperimental
7. Registo de observações: Observar e registar qualquer alteração devalor ou de aspecto, as observações microscópicas ou o crescimento, porexemplo, e que sejam relevantes para o trabalho. Estes registos podemser efectuados sob a forma de tabelas, esquemas ou desenhos queincluam uma legenda esclarecedora dos dados a que dizem respeito
8. Conclusão: Apresentar as conclusões obtidas após interpretação/discussão de resultados, podendo estas ser elaboradas sob a forma delistagem para facilitar a organização
9. Bibliografia (*): Organizada por ordem alfabética do apelido do autor

NOTA: Os itens assinalados com (*) são facultativos.

Desafio: "Cubos X"

“Cubos X”

Considera os 3 cubos seguintes, todos com o volume de 1 cm3, mas constituídos por diferentes materiais:

Chumbo Alumínio Ferro



Tópicos para discussão:
1. Comparação da densidade dos cubos.
2. Comparação da massa dos cubos.

Desafio: "Cubos de alumínio"




“Cubos de alumínio”

Considera os 3 cubos seguintes, todos do mesmo material e com a massa de 50 g:



Tópicos para discussão:
1. Comparação do volume dos cubos.
2. Comparação da densidade dos cubos.
3. Explicação das massas iguais dos cubos.

Desafio: "Cocktail químico"

“Cocktail químico”

O link que se segue vai permitir a visualização de um pequeno filme onde estão a ser preparados dois “cocktail químicos”.
http://www.chem-toddler.com/molecular-structure/chemical-cocktail.html

Tópicos para discussão:

1. Comparação da densidade dos líquidos utilizados no “cocktail”.
2. Explicação das cores obtidas com base no conceito de solubilidade.

Desafio: "Ajuda o Miguel"

A professora de Ciências Físico-Químicas do Miguel, na última aula, mostrou à turma 5 cubos, que aparentemente tinham o mesmo volume, e disse que os alunos tinham que pensar num procedimento experimental que permitisse concluir de que material seriam constituídos os cubos. Para ajudar, a professora referiu que os cubos eram todos maciços e constituídos por substâncias puras metálicas.

Discute com os teus colegas de que forma poderão ajudar o Miguel com este problema. Não te esqueças que o objectivo é descobrir a constituição de cada cubo, pelo que terão de pensar num procedimento experimental a adoptar, onde deverão definir o material necessário à realização da experiência.
NOTA: No laboratório de CFQ encontram-se disponíveis cubos de diferentes materiais com os quais se pode simular a experiência a realizar pelo Miguel.

Desafio: "O Chico esperto"

“O Chico esperto”


O sr. José, famoso ourives, tem andado numa maré de azar. Por altura do Natal, a sua ourivesaria foi assaltada. Como se isso não bastasse, passado uma semana, apareceu na sua ourivesaria um senhor, chamado Francisco, que lhe comprou uma pulseira em ouro amarelo avermelhado, de 18 K, com a massa de 25 g, por 670 €. No dia seguinte, o mesmo senhor voltou à ourivesaria para reclamar com o sr. José, dizendo que este o tinha enganado, pois tinha verificado, com base nos seus conhecimentos de Química, que a pulseira não era de ouro.
O pobre do sr. José, pessoa muito séria, ficou muito indignado com a acusação, pois tinha sido ele próprio a fabricar a pulseira e sabia muito bem a sua composição. Não querendo pôr em causa os conhecimentos de Química do seu cliente, mas acreditando que de ourivesaria este perceberia muito pouco, pediu-lhe que lhe explicasse o que havia feito para chegar a tão brilhante conclusão.

Pontos de discussão:
1. O que terá feito o sr. Francisco, baseado nos seus conhecimentos de Química, para verificar se a pulseira era de ouro?
2. Qual o material de laboratório que terá utilizado?
3. Será que a conclusão do sr. Francisco é válida, ou seja, será que o ourives o tinha enganado?
4. Será que o sr. Francisco percebia alguma coisa de ourivesaria?
5. Tendo em conta os valores de mercado do ouro (consultar: http://www.aiorn.pt/cotacoes.php?lang=pt#), qual seria o valor actual da pulseira vendida ao sr. Francisco?

Sugestões de sites para consulta:
http://www.infojoia.com.br/page/metais_ouro_cores
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ourohttp://www.joiabr.com.br/curiosidades/ouroquilate.html

Desafio: "Coitada da D. Rita"

“Coitada da D. Rita”


O sr. José é um ourives com muitos anos de experiência. É muito conhecido pelos excelentes trabalhos que faz utilizando a prata e o ouro comomatérias-primas. Costuma receber muitas encomendas, pois trabalha realmente muito bem.
Um dia, a D. Rita, amiga de longa data do sr. José, confiando no bom gosto do amigo, foi à sua ourivesaria e levou uma barra de ouro de 500 g que havia comprado. Pediu ao sr. José que fizesse, a partir dela, alguns objectos de adorno (brincos, pulseiras, etc.). O sr. José aceitou a encomenda.
Mas… quando o sr. José foi trabalhar o ouro, percebeu que a barra não era de ouro puro. Ou seja, a sua amiga Rita tinha sido enganada!!!

Como terá o sr. José descoberto que a barra não era de ouro puro?

Desafio: "Amigas esquisitas"

“Amigas esquisitas”


A mãe da Joana decidiu convidar algumas amigas para lancharem em sua casa. Preparou um lanche fabuloso, onde incluiu uma refrescante groselha. Quando serviu o lanche, lá começou a confusão. Com esta é que a mãe da Joana não contava. Eram só reclamações relativamente à groselha.
Enquanto a D. Eva se queixava que a groselha estava azeda, a D. Sofia dizia que estava doce demais. A Francelina, melhor amiga da mãe da Joana, achou que a groselha estava demasiado concentrada, já a D. Francisca manifestou opinião contrária, dizendo que esta só sabia a água.
A Joana, vendo a mãe aflita, decidiu ajudá-la. Mas... havia um problema. A groselha e o açúcar tinham acabado. No entanto, a Joana disse à mãe que não se preocupasse, pois com os conhecimentos que tinha adquirido nas aulas de Química ela iria resolver o problema e deixar todas as amigas da sua mãe satisfeitas.

O que terá feito a Joana para resolver esta situação?

Desafio: "Ajuda a D. Almerinda"

“Ajuda a D. Almerinda”


A D. Almerinda, para ganhar um dinheirito, faz bolos para vender para fora. Um dia destes, teve uma grande encomenda, pois a filha da D. Rosa, sua vizinha, ia casar. Assim, dois dias antes do casamento, lá foi a D. Almerinda ao supermercado comprar os ingredientes necessários para fazer os 4 bolos que a D. Rosa lhe pediu. Comprou uma dúzia de ovos, 2 kg de farinha, 2 kg de açúcar, 1 kg de laranjas, 1 barra de chocolate de culinária, 1 L de leite e 1 pacote de manteiga.
Quando chegou a casa, guardou o que havia comprado nos devidos lugares, para que no dia seguinte tivesse tudo organizado para fazer os bolos. Assim, meteu o leite e a manteiga no frigorífico, onde colocou também as laranjas para que estivessem fresquinhas, guardou a barra de chocolate e a farinha no armário e meteu o açúcar no saleiro. SALEIRO??? É verdade. Foi isso mesmo que aconteceu. A coitada da
D. Almerinda ENGANOU-SE!!!
Mas o pior ainda estava para acontecer! Quando pegou no saleiro, este
escorregou-lhe das mãos, caiu ao chão e… partiu!!!. Que grande confusão. Era só vidro, sal e açúcar por todo o lado.
A filha da D. Almerinda, ao ouvir o barulho do saleiro a partir, foi logo à cozinha. Vendo a mãe desesperada com aquela confusão, e sobretudo chateada, pois já era tão tarde e não lhe apetecia nada sair de casa para ir comprar mais açúcar, disse-lhe que não se preocupasse, pois resolvia a questão sem ser preciso sair de casa.

O que achas que a filha da D. Almerinda terá feito para recuperar o açúcar?